Projeto Onçafari

O Projeto Onçafari é um projeto de conservação que visa promover o ecoturismo no Pantanal através da habituação* de onças pintadas a veículos de safári fotográfico. Com isso turistas de todo o mundo poderão testemunhar o comportamento fascinante destes belos animais, a partir de um veículo.

O ecoturismo está sendo usado como uma ferramenta de conservação importante em muitos lugares ao redor do mundo, proporcionando uma importante fonte de renda tanto para proprietários rurais quanto para as comunidades locais, que passam a perceber a importância de se manter preservado o ecossistema onde vivem. Grandes extensões de terra são conservadas em todo o planeta desta maneira.

O turismo de avistamento de animais faz com que as onças pintadas valham mais vivas do que mortas e que tanto proprietários de terra, comunidade e a natureza lucrem com isso.

É importante frisar que "habituar" as onças não consiste em domesticá-las. Elas continuam totalmente selvagens, apenas deixam de enxergar os veículos como uma ameaça e não se escondem quando os mesmos se aproximam. Esse processo esta sendo acompanhado pelo Cenap, centro de pesquisa e conservação do ICMBio, um instituto vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

Acesse e saiba mais: www.projetooncafari.com.br